Sob o tema Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil: Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS, serão realizados entre os dias 9 a 12 vindouros, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, o XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal, Organização Pan-Americana (OPAS) e o Ministério da Saúde.
O evento vai reunir cerca de 6 (seis) mil secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil. Aqui no Alto Oeste potiguar, 12 secretários fizeram inscrições. Dentre estes, os titulares das pastas da saúde de Pau dos Ferros, FABRÍCIO Torquato, e a de Riacho da Cruz, Maria do Rêgo Neta (“NETINHA”). Além deles, também participarão do encontro a gerente da VI Unidade Regional de Saúde Pública, JEANE Cleide Sarmento, e o coordenador do Colegiado de Gestão Regional-CGR, Vicente de Paula Fernandes ("Paulinho"), que coordena o Núcleo Técnico da URSAP, sediada neste município.
O Congresso tem como objetivo promover a discussão e troca de experiências entre os participantes, discutir as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o respectivo impacto nos municípios e, ainda, a troca de experiências, promovendo o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados à população brasileira.
Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato
Ao longo dos quatro dias de evento serão desenvolvidas oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e Café com Idéias abordando diversos temas ligados a saúde pública e as políticas de saúde, ao SUS e, principalmente, a gestão municipal de saúde. Ele contará, também, com a “Feira Aqui tem SUS”, onde serão montados estandes de diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS.
Os destaques desta edição serão as mesas redondas Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil, com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, e o Parlamento e a Construção do SUS, com parlamentares de todo o país. Além destas, estão programadas outras quatro mesas: Intersetorialidade; Gestando a Rede de Atenção a Saúde por Meio das Linhas de Cuidado; Valorização, Qualificação e Fortalecimento da Atenção Básica e a Mesa Congresso Saúde e Paz.
O Congresso pretende ser decisivo para a continuidade das lutas pela melhoria do financiamento do SUS e para o enfrentamento de questões ligadas à gestão da saúde. Entre os temas já debatidos em anos anteriores, destacam-se a mudança do modelo de atenção à saúde, tendo como eixo os sistemas municipais de saúde; a garantia do cuidado integral aos cidadãos e cidadãs; o foco no acolhimento aos novos gestores municipais e a defesa da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário