01 julho 2011

Sob o tema “Avanços e Desafios do SUS em Pau dos Ferros”, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade, foi aberta nesta quinta-feira (30), no auditório do IFRN, a 4ª. Conferência de Saúde do município, sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde e Saneamento desta cidade.

O evento, que foi abrilhantado pela orquestra filarmônica jovem do município e a apresentação cultural da peça de teatro “o casamento de Rosinha”, contou as presenças do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, adjunda, Ana Tânia Sampaio, prefeito, Leonardo Rêgo e o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Torquato, vereador Gilson Rêgo, representando o presidente da Câmara Municipal, Eraldo Alves, vereadoras Zélia Leite e Socorro da 36, enfermeira Terezinha Rêgo, Diretora de Planejamento da SESAP, diretor-geral do Hospital Regional Cleodom Carlos, médico Etelânio Figueiredo, servidores públicos, representantes de segmentos da sociedade civil organizada, prestadores de serviços e usuários do SUS.

O Secretário de Saúde, vice-prefeito e presidente da 4ª. Conferência de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, disse que o município já tinha realizado diversas pré-conferências para, além de expor à populção os avanços da pasta da saúde, ouvir, preliminarmente, sugestões que possam engrandecer os trabalhos que serão executados durante o evento.

Ele falou, também, da boa articulação que tem junto à SESAP e, ainda, sobre o tratamento diferenciado que o prefeito de Pau dos Ferros dá à área de saúde. “Leonardo Rêgo olha para saúde de forma especial, não só como prefeito, mas como ser humano. Nossa gestão procura fazer tudo o que o povo de Pau dos Ferros merece”, destacou Fabrício.


O Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, por sua vez, falou sobre as dificuldades financeiras que o estado enfrenta e disse que elas só vão ser superadas se houver mais investimentos no setor. “Nós temos necessidades urgentes para suprir. Todavia, isso só será possível com mais investimentos na área de saúde”, frisou, complementando que não existe SUS municipal, estadual ou federal. “O Sistema, como a própria nomeclatura diz, é Único”.

Ele afirmou, também, que mesmo com esses gargalos a governadora, Rosalba Ciarlini, assumiu o compromisso de olhar com bons olhos para região Oeste do Estado e já estaão nascendo frutos desse comprometimento, como o fechamento da escalas dos médicos plantonistas nas áreas de cardiologia, anestesiologia e, num futuro próximo, traumatologia/ortopedia, no Hospital de urgência e emergência Cleodom Carlos de Andrade.


Domício declarou que quer reduzir, substancilamente, os vergonhosos índices da taxa de mortalidade materno-infantil que existe no estado, principalmente nas cidades do interior, e que Pau dos Ferros vai ganhar sua unidade do SAMU.


No seu discurso, o prefeito, Leonardo Rêgo, disse que existe um bom relacionamento institucional entre a Prefeitura de Pau dos Ferros e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde Pública, e esta maturidade tem redundado em melhoria da saúde dos pau-ferrenses; e ela deve prevalecer para o bem da coletividade.

“A governadora, Rosalba Ciarlini, como médica, ex-prefeita de Mossoró por três vezes, e mucipalista que é, tem tido toda sensibilidade para estabelecer metas para serem cumpridas no futuro”, ponderou Leonardo, destacando que o SAMU deverá ser implantado entre os meses de agosto e setembro próximos. “Eu só tenho pensamentos positivos pela frente”, concluiu.



Neste primeiro dia de Conferência, a secretária-adjunta da saúde estadual, Ana Tânia, ministrou uma palestra sobre o tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".


Ana Tânia falou que o SUS não é programa de um governo isoladamente, mas um programa do Estado brasileiro. Logo, é intocável. Afirmou, ainda, que o SUS é patrimônio do povo brasileiro, portanto, um bem inestimável e universal.Todos nós, indistintamente, de maior ou menor poder aquisitivo, querendo ou não, utilizamos os serviços essenciais ofertados pelo SUS - desde um simples copo d´água ao mais requintado prato servido em luxuosos restaurantes. Haja vista, que tudo passa pela ANVISA que é custeada pelo SUS”, disse Ana Tânia.

Ademais ela, que é uma ferrenha defensora do Sistema Único de Saúde, disse que, muitas vezes, só se fala sobre o SUS para amaldiçoá-lo quando, na verdade, ele é o maior programa de saúde pública do mundo e apenas o Brasil tem esse modelo. Citou, como exemplo, alguns procedimentos médicos-hospitalares que só são realizados por meio do SUS, como transplante de órgãos, campanhas de vacinas, tratamentos quimioterápicos, distribuição, gratuita, de medicamento de alta e média complexidade, saneamento básico, combate às endemias e muitos outros males que acometem a população brasileira.


"Nossa Constituição Cidadã estabelece, em seu art. 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O art. 198 dispõe que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um Sistema Único de Saúde - SUS. É inegável que a construção do SUS vem se aprimorando, mas o SUS proposto na Constituição Federal de 1988 ainda é um sonho a ser perseguido, principalmente no que se refere à igualdade de acesso e à qualidade da atenção", concluiu.



A programação da 4ª. Conferência de Saúde de Pau dos Ferros terá continuidade nesta sexta-feira (01/07), a partir das 8h, com o credenciamento dos participantes e distribuição do material. Em seguida, será ministrada palestra sobre os “Avanços e Desafios do SUS em Pau dos Ferros, pela enfermeira da SMSS, Tereza Mesquita.

Ainda na parte da manhã, acontecerão debates e divisão dos grupos de trabalho. À tarde, 13h30, será a vez da apresentação dos trabalhos em grupo. Às 15h, haverá plenária final com votação, aprovação das propostas e eleição dos delegados à Conferência Estadual. Essa etapa do evento será moderada pelo Coordenador do Núcleo Técnico e do Colegiado de Gestão Regional da VI URSAP, Vicente d
e Paula Fernandes, que é especialista em Serviços e Sistemas de Saúde.

Domício Arruda, Fabrício Torquato e Leonardo Rêgo
Orquestra filarmônica jovem de Pau dos Ferros

Nenhum comentário: