21 junho 2011

No último sábado (18), no espaço físico da Escola Municipal Manoel Raimundo, aconteceu uma reunião cuja finalidade principal foi a implantação da Vigilância Sanitária no município de ÁGUA NOVA.

O encontro foi coordenado pelo Professor de Enfermagem da UERN, técnico da Secretaria Municipal de Saúde e também assessor da equipe de Vigilância Sanitária aguanovense, Francisco Glériston Vieira, que falou da necessidade e da importância da implantação da Vigilância Sanitária naquela cidade.

O evento contou com a presença de açougueiros, donos de bares, restaurantes, quiosques e demais proprietários de estabelecimentos comerciais no município.



Na oportunidade, foi apresentada a equipe Municipal de Vigilância Sanitária, houve discussões sobre a implantação da Política Pública de Vigilância Sanitária no Município de Água Nova e esclarecimentos das dúvidas surgidas na plateia.

Através da portaria nº 063/2010, a prefeita, ILIENE Carvalho, tinha nomeado e oficializado a equipe da VISA municipal, composta por cinco integrantes, que, a partir de agora, vai atuar mais efetivamente no zelo pela saúde alimentar e ambiental da população.

Os membros da VISA municipal são:

Francisco Fábio (Coordenador); Fátima Iria Vieira Lopes (Técnico de nível Superior); Reginaldo Cândido Costa Silva (Fiscal da Visa); Elias Raimundo de Souza (Fiscal da Visa) e Francisco Bezerra Neto (Fiscal da Visa).

A vigilância Sanitária é definida, segundo a Lei Orgânica de Saúde, como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

1. O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;

2. O controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde (BRASIL, 1990, art. 6º).

Nenhum comentário: