13 junho 2011

O Diretor-Geral do Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), o Cirurgião Geral, Dr. ETELÂNIO Vieira Figueiredo, faz balanço dos primeiros três meses de sua administração.

Ele reuniu-se, na manhã do último sábado (11), no auditório daquela unidade de saúde, para prestar contas à sociedade da sua atuação administrativa e as melhorias já realizadas, bem como das dificuldades que ainda enfrenta para dirigir o nosocômio.

A reunião contou com a presença do Prefeito de Pau dos Ferros, LEONARDO Rêgo, do vice, FABRÍCIO Torquato, atual Secretário de Saúde de Pau dos Ferros; Prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio, atual Presidente da AMORN; Prefeita de Tabuleiro Grande, Maria Miriam; Prefeito de Francisco Dantas, Gilson; Bioquímico Valdênio Lobo, representando a Prefeita, Gildene Barreto de São Francisco do Oeste; Presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Eraldo Alves; Vereadores: Socorro Pontes, Zélia Leite, Itaciria Aires, Gilson, além dos demais vereadores das cidades de Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz; representantes da imprensa local e alguns funcionários da unidade.

O Dr. ETELÂNIO iniciou agradecendo o apoio e a confiança do Prefeito, LEONARDO Rêgo, do Secretário de Saúde, FABRÍCIO Torquato, da Governadora ROSALBA Ciarlini, do Secretário de Saúde do Estado Dr. Domício Arruda, do Diretor do Hospital Tarcísio Maia Dr. Ney Robson, parceiro constante, e a atenção, permanente, de Dorinha Burlamaqui, além da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, pelo apoio - de forma unânime - na votação do projeto que permitiu a parceria da prefeitura com a SESAP para contratação de médicos.

Em sua fala, o Diretor Geral disse que a reforma na estrutura física está sendo feita e é necessária, porém o seu foco principal é com a assistência ao paciente e, para isso, não tem medido esforços para completar as escalas dos médicos plantonistas do HCCA.


Informou que o maior avanço foi ter completado a escala de anestesiologistas, graças ao convênio da prefeitura de Pau dos Ferros com a SESAP, evitando que cirurgias simples fossem transferidas para Mossoró ou Natal, principalmente após a compra de um carro de anestesia. O próximo passo será com os ortopedistas, já contatados, preenchendo a escala semanal, no máximo em 60 dias.

Outro ponto importante que tem dado resultado é a telemedicina, permitindo que exames cardiológicos (eletrocardiograma) sejam realizados e enviados por fax para uma central de atendimento, onde uma equipe de cardiologistas analisa e retorna com o diagnóstico e, quando necessário, através de contato telefônico, a conduta e prescrição. Assim, vão diminuindo a distância.

A direção está realizando a implantação da educação - permanente e continuada - que terá como objetivo qualificar e requalificar o servidor, exemplo disso foi a criação do Núcleo de Ações Coletivas, onde serão desenvolvidas as ações com os núcleos de Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, Coordenação de Enfermagem e outros setores afins.

O trabalho do Núcleo de Ações Coletivas começará pela Urgência do HCCA, incluindo a requalificação dos servidores deste setor, desde a recepção até o profissional médico. O acolhimento com classificação de risco será implantada a partir de uma conscientização dos servidores.

O setor de nutrição teve atenção especial, nisso inclui a aquisição de equipamentos, com informatização do setor, melhoria do cardápio dos pacientes e funcionários.


Outros setores também foram informatizados, porém ainda necessita-se de equipamentos para um melhor funcionamento e otiminização das ações.

A manutenção, permanente, dos equipamentos e a presença constante da direção tem modificado a mentalidade de alguns servidores. Segundo Dr. ETELÂNIO, o número de pacientes transferidos para outras unidades têm reduzido muito e o número de cirurgias aumentaram consideravelmente, com as condições dadas pela direção aos profissionais.

Dr. Etelânio falou que o encontro recente com a Governadora ROSALBA Ciarlini o deixou confiante e a viu comprometida com o Hospital de Pau dos Ferros, quando garantiu que o HCCA será modelo para o estado.

Após a fala de Dr. Etelânio, o prefeito, LEONARDO Rêgo, falou que ficou satisfeito com a indicação do renomado médico para a direção geral do HCCA, cuja transparência e idoneidade administrativa norteavam o seu trabalho. Destacou a parceria institucional com a prefeitura de Pau dos Ferros e a SESAP, que a visão profissional de Dr. ETELÂNIO é desgarrada de qualquer vinculo partidário e que a pior mazela de um órgão público é a ingerência partidária de alguns gestores. O chefe do executivo pau-ferrense deu ênfase ao espírito somatório e da importância do deputado, GETÚLIO Rêgo, como líder do governo, na busca de melhorias para a saúde. Falou, entusiasmado, da Unidade de Pronto Atendimento-UPA de Pau dos Ferros que, em breve, será iniciada, no mais tardar em agosto.

LEONARDO acredita que a administração de Dr. ETELÂNIO é caracterizada pelo exemplo de trabalho, bem como pelo esforço conjunto daqueles que acreditam em uma saúde de melhor qualidade.


O secretário FABRÍCIO Torquato seguiu o raciocínio do prefeito, LEONARDO Rêgo, e afirmou que se sentia 50% diretor do HCCA pela parceria institucional que foi estabelecida, bem como da busca na resolução dos problemas. Ele agradeceu o apoio da câmara de Pau dos Ferros.

O Prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio, atual Presidente da AMORN, falou da angústia de alguns prefeitos pela falta de assistência aos munícipes e que vai levar ao conhecimento dos filiados, algumas propostas de parcerias e possíveis consórcios para melhor atender a população da região do Alto Oeste. Ele disse que o impacto da administração de Dr. ETELÂNIO já é sentida e que sua credibilidade levou confiança aos demais prefeitos.

Dr. ETELÂNIO encerrou a reunião, lembrando que o HCCA é um hospital de Urgência da região do Alto Oeste e vai cumprir este papel. O trabalho ambulatorial é de responsabilidade dos municípios.

O diretor-geral informou, ainda, que já fez o levantamento para instalar e equipar uma nova sala de cirurgia, bem como outros equipamentos que venham a contribuir para fechar os diagnósticos. Também na sua fala, afirmou que daqui há três meses voltará a fazer um balanço das ações e que muito ainda necessita ser feito, porém está preparado com o sentimento maior de oferecer um atendimento de qualidade para toda região do Alto Oeste potiguar.

Nenhum comentário: