Enquanto a oposição aposta numa piora na avaliação do governo, a equipe da presidente, Dilma Rousseff, acredita que ela vá melhorar nos próximos meses, com base nos resultados da pesquisa Datafolha publicada no domingo pela Folha.
"A população mostrou que a economia preocupa. Mas a inflação já começou a cair e a tendência é melhorar a percepção das pessoas sobre o governo", disse a ministra, Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Ideli avalia ainda que a imagem da presidente, que teve uma piora em vários quesitos segundo a pesquisa, vai se recuperar porque a "população irá reagir ao modo que ela solucionou a crise, mudando o desenho do Palácio do Planalto".
Para os presidentes do PSDB, deputado SÉRGIO Guerra (PE), e do DEM, senador José AGRIPINO Maia (RN), a avaliação positiva é resultado da herança de Lula.
Segundo eles, o quadro tende a mudar conforme a administração da presidente se descolar de seu antecessor.
"O governo ainda está no período de instalação", disse Guerra. "Ela só vai começar a ser avaliada mesmo daqui para a frente."
AGRIPINO afirma que o governo está "gastando a gordura dos êxitos do passado" na economia, e que, conforme a alta da inflação se consolidar no cotidiano da população, a avaliação da gestão vai cair.
O senador atribui a queda em quase todos os aspectos pessoais à maneira como Dilma lidou com o caso Palocci, e afirma que a baixa desses indicadores deve ajudar na queda da aprovação do governo.
O deputado ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, concorda. "Há evidências de começo de desgaste."
Segundo ele, a crise política causada pelo episódio Palocci ainda não acabou. "É cedo para saber como isso se refletirá, é preciso dar um tempo para saber como a população vai assimilar o episódio."
Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário