05 maio 2011

Pastor Ozéas Rêgo
Pedagoga Alcídia Batista
Testemunho de uma ex-usuária de drogas

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (04), à tarde, na capela do bairro SÃO GERALDO, mais uma palestra educativa sobre a campanha contra o crack, outras drogas e substâncias afins.

O evento – que teve a participação de excelente público, inclusive, infantil - foi executado pela equipe multiprofissional do CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), em parceria com os CRAS (Casas da Família), Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, CREDD (Centro de Recuperação Espiritual para Dependentes de Drogas) e Conselho Tutelar.

Ações dessa natureza já tinham sido realizadas, com sucesso, nos bairros Manoel Deodato e Riacho do Meio.

A SEMJHAS, que trabalha com políticas públicas democráticas e inclusivas, intenciona estendê-la às demais comunidades.

A pedagoga, Alcídia Batista, e o Pastor Evangélico, Ozéas Rêgo, falaram a mesma linguagem quando alertaram para as conseqüências desastrosas que as drogas propiciam àqueles que dela fazem uso e exortaram que se deve evitá-las - até mesmo pela simples curiosidade em conhecê-la; o que poderá ser uma “viagem sem volta”.

O ponto alto da reunião foi o depoimento, emocionado, de uma ex-usuária (aqui identificada como "F”) que disse, no seu testemunho, que enveredou no mundo ilusório das drogas aos nove anos, esteve no fundo do poço, concebeu um filho indesejado, agiu contrária às leis, quase morreu, mas, há cinco, com muita luta, conseguiu abandonar o vício.

Não se iludam e não se enganem com as drogas. Elas, aos poucos, acabaram com minha vida. Eu andava sem rumo e ninguém queria saber de mim – nem meus pais – por que as drogas destroem as famílias. Não tinha ninguém para me dar conselhos e até gravidez indesejada tive e abortei. Matei meu filho, tudo que mais queria. Mas, com muito esforço, e com a ajuda da Pastoral da Criança, consegui largar o vício, senão estaria presa ou morta. Foi Deus quem me chamou e deu uma nova chance à minha vida. Hoje sou outra: casei e tenho dois filhos”, destacou a senhora “F”, afirmando que a campanha de combate às drogas, encabeçada pela SEMJHAS, poderá salvar muitas vidas em Pau dos Ferros.


Nenhum comentário: