06 maio 2011


Nesta sexta-feira (06), às 9h30, no “plenarinho” da Assembleia Legislativa, será realizada uma audiência pública que versará sobre a produção de Energia Eólica no Rio Grande do Norte. A proposição é de autoria do deputado estadual, WALTER Alves (PMDB), que presidirá os trabalhos.

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que não poderá comparecer devido a compromissos assumidos anteriormente, enviará, como seu representante, o ex-ministro e atual secretário executivo do ministério, Márcio Pereira Zimmermann.

Para Walter, discutir o tema com a sociedade é de fundamental importância, haja vista que a energia eólica, além de ser uma energia limpa, vai gerar vários empregos no RN, principalmente nas cidades do interior.

Estima-se que a energia eólica gere mais de 3.500 empregos entre os anos de 2011 a 2013, onde vários municípios serão beneficiados pela instalação de aerogeradores em suas terras. Dados internacionais apontam que, para cada MW produzidos, são gerados 13 novos empregos.

“No nosso estado, a energia eólica está se consolidando como vetor de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, como uma grande saída para matriz energética brasileira. O RN, em média anual, possui ventos com velocidade acima de 8,5 metros por segundo e a uma altura de 50 metros. Para alguns especialistas, essas características apontam o estado com capacidade para produzir mais de 25% desse tipo de energia a ser produzida no país”, destacou WALTER Alves.


Nenhum comentário: