O mês de maio traz data muito especial para os ASSISTENTES SOCIAIS: o dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento.
Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias.
Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial.
Atônitos, frente à complexidade dos problemas existentes e, teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, eles assumiam o documento e os ensinamentos, ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E, desse modo, aproximavam-se - cada vez mais - da Igreja Católica europeia que, por sua vez, assumia, progressivamente, a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais. (CRESS/SC)
O Blog do Capote estende efusivos votos de parabéns a esses valorosos profissionais que, usando o sentimento da empatia, colocam-se no lugar do seu próximo – sendo este próximo ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário