30 abril 2011


A Secretaria de Saúde do município de Venha-Ver, através do Secretário GLEDSON Dias, mobiliza sua equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, para a cobertura vacinal de pessoas a partir de 60 anos contra a gripe. A campanha nacional teve início na última segunda-feira, 25, e terminará dia 13 de maio.

Este ano, o Ministério da Saúde liberou a vacina para todas as crianças, com faixa etária entre seis meses e menos de dois anos, como, também, as gestantes.

Para a população idosa, além desta serão disponibilizadas a vacina dupla adulto e a pneumocócica, indicada para pessoas diabéticas, pneumopatas, cardiopatas e outros grupos que ainda não foram vacinados.

O Secretário destacou que as doses também estão sendo aplicadas nos profissionais da área de saúde da Unidade Mista do município, que fazem atendimento contra a influenza.

Uma equipe móvel está percorrendo as comunidades rurais para que todas as pessoas, referenciadas como público-alvo, possam ser atendidas pela campanha. Neste SÁBADO (30), "Dia Nacional de Mobilização", a vacina também será aplicada na Unidade Mista de Saúde, na sede do município; onde estará disponível durante todo período da campanha.

O Prefeito, EXPEDITO Salviano, apoia a iniciativa do Ministério da Saúde, como também a mobilização de sua Secretaria Municipal, informando que todo a logística será disponibilizada. Pois, o principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza, que é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que ocorre, com maior intensidade, no final do outono e durante o inverno.

As campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas pelo Ministério da Saúde há 12 anos e têm registrado uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada ano, aproximadamente, 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.

Nenhum comentário: