28 março 2011


O jornal Valor Econômico circulou hoje (28) com um editorial no qual elogia uma iniciativa do ministro da Previdência, GARIBALDI Alves Filho. O veículo defendeu como positiva a proposta do ministro de tentar implantar uma idade mínima para a aposentadoria dos brasileiros e, desta maneira, pôr fim ao fator previdenciário.

“Não há dúvida de que a definição de uma idade mínima para a aposentadoria, adotada por quase todos os países, é uma proposta melhor do que o fator” (trecho do editorial).

O texto publicado no Valor Econômico de hoje explica com maiores detalhes as implicações dessa mudança e ressalta, ainda, que “a iniciativa do ministro GARIBALDI abre um debate sobre uma mudança que o Brasil precisa enfrentar o quanto antes”.

O jornal enfatizou que “o governo emitiu dois sinais animadores sobre a Previdência Social. Em entrevista ao Valor, a presidente Dilma Rousseff manifestou a disposição de se empenhar para que o projeto de lei que cria a previdência complementar dos servidores públicos federais seja finalmente votado pelo Congresso".

E frisou mais: "ao mesmo tempo, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou que estuda a proposta de estabelecer uma idade mínima para que o brasileiro possa requerer aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), mais conhecido como INSS. A idade mínima substituiria o atual fator previdenciário”.


O texto também pode ser visualizado no site Fenafisco

Nenhum comentário: