11 março 2011


Natal sediou, ONTEM (10), à noite, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade da Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, que congrega 21 dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema é a citação do trecho de uma carta de São Paulo aos Romanos: “A criação geme em dores de parto”.

A proposta da campanha é levar toda comunidade a refletir sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivar a participação de todos nas ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.


Dom Matias abriu a solenidade lembrando que a Campanha da Fraternidade foi criada aqui no Estado.

“A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962, no município de Nízia Floresta. No ano seguinte, 19 dioceses aderiram ao movimento e em 1964, todo Brasil se envolveu e participa até hoje” disse ele.

Ele falou sobre o foco da CF deste ano, a preocupação da igreja com o aquecimento global e suas conseqüências.

A igreja está dando o seu grito de alerta. A terra é a nossa casa e nós queremos nossa casa limpa e arrumada. Vamos cuidar do nosso planeta”, concluiu o arcebispo de Natal.

Nenhum comentário: