11 março 2011


As comunidades do Perímetro Irrigado e Curral Velho, na Zona Rural de Pau dos Ferros, desde o ano de 2005, trabalhavam com a apicultura em suas terras; uma produção que, naquele período, era pouco rentável e sem muitos cuidados.

Mas essa realidade mudou quando a Associação de Produtores daquelas localidades firmou parceria com o Sistema Faern/Senar e o Sebrae para, juntos, disponibilizarem cursos voltados para esses produtores de mel e incentivarem a produção na região.


Os cursos, ministrados pelo SENAR, começaram ainda em 2005 e despertaram as consciências daqueles produtores rurais para a importância de um trabalho, em equipe, e, em função, já demonstrou a força do produto na economia local.


De acordo com o educador, Alexandre Lemos, do Senar, a apicultura, nas duas comunidades, passa por um novo nível de reconhecimento e produção.

As comunidades já trabalhavam com mel, mas o retorno não era satisfatório. Agora, a produção lá atingiu a marca de cinco toneladas, só neste começo de 2011. Isso é uma prova de que o curso serviu de incentivo para essas pessoas e abriu-lhes os olhos para o mercado”, ressaltou Lemos.

TURMAS

No Perímetro Irrigado e em Curral Velho, os cursos do Senar foram ministrados para 44 produtores rurais, respectivamente, 30 e 14. E de acordo com Alexandre Lemos, este ano as duas comunidades receberão o curso modular avançado; onde esses beneficiários descobrirão novas técnicas para a utilização do mel.

“Estamos nos acertos finais para começar a ministrar essa nova etapa de cursos. Acredito que ele sairá ainda neste semestre”, explicou o educador.

CASA DO MEL


Os produtores criaram a chamada Casa do Mel, local onde colocam em prática todos os pontos aprendidos nas aulas.

O local serve de laboratório para esses produtores. Lá, eles põem em prática tudo o que foi aprendido, desde higienização da produção até o melhor modo para estocar”, finalizou Alexandre Lemos.


Com reportagem de Paulo Correia.

Nenhum comentário: