23 fevereiro 2011

VILA DE PONTA NEGRA É RETRATADA EM LIVRO


O patrimônio artístico e cultural de Ponta Negra é o tema principal do livro “Encantos da Vila”, que será lançado na próxima sexta-feira (25), na livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, a partir das 19h. Organizado pela professora, Teodora Alves, a obra foi publicada pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), com patrocínio do Programa BNB de Cultura.

O livro retrata a história de uma iniciativa homônima e traz prefácio do pró-reitor de Extensão da UFRN, Cipriano Maia de Vasconcelos. A proposta é relatar de forma lúdica, conceitual e visual a trajetória do projeto “Encantos da Vila”, bem como registrar as manifestações culturais desenvolvidas na comunidade, como cortejos artísticos, seminários, teatro, música e o espetáculo Auto do Natal da Vila.


Teodora Alves, que também é uma das autoras, diz que o livro evidencia pessoas, práticas e saberes que se configuram parte da história da Vila de Ponta Negra.

Por meio de narrativas, convidamos o leitor, seja criança, jovem ou adulto, para adentrar aos encantos da comunidade”, afirma.


A professora explica que o projeto de extensão surgiu no contexto de desvalorização e dificuldade enfrentadas pelos diversos artistas locais.

Desde o início, nossa intenção foi evidenciar os saberes locais e multiplicá-los por meio de métodos educativos. Também damos oportunidade para que as manifestações sejam realizadas no espaço em que são produzidas, como uma forma de incentivar o aprendizado de novos artistas e divulgar, para outros moradores, suas práticas culturais”, destacou.

BNB

Nenhum comentário: