09 janeiro 2011

9 DE JANEIRO: "DIA DO FICO"


O “DIA DO FICO” deu-se no dia 9 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente, Dom Pedro de Alcântara, foi contra as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.

Por volta de 1821, quando as Cortes Gerais Extraordinárias da Nação Portuguesa mostraram a ideia de transformar o Brasil, novamente, numa colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil.

As Cortes mandaram uma nova decisão, endereçada ao príncipe regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno, imediato, a Portugal.

Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, eles pressionariam D. Pedro I a ficar; juntando 8 mil assinaturas.

Foi então que, contrariando as ordens emanadas por Portugal para seu retorno à Europa, declarou a célebre frase para o público: "SE É PARA O BEM DE TODOS E A FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO, ESTOU PRONTO. DIGA AO POVO QUE FICO"!

A partir daí, D. Pedro I entrou em conflito, direto, com os interesses portugueses para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.

Este episódio prenunciou a declaração de Independência do Brasil, que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822.

Wikipédia

Nenhum comentário: