05 novembro 2010


O Banco do Nordeste do Brasil, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), promoveu, ontem (4), um seminário para divulgação de pesquisas financiadas pelo BNB, através do ETENE/FUNDECI.

Os estudos envolvem assuntos da utilização do caju como ração animal para engorda de cordeiros no semiárido potiguar, uso de novas variedades de bananeiras resistentes a doenças, sistema de produção de galinha caipira na agricultura familiar, expansão da base florestal do Rio Grande do Norte - como alternativa econômica - e sistema de produção e novas variedades de mandioca.

A partir das palestras, especialmente voltadas aos técnicos da Emater/RN, projetos de financiamento enviados ao Banco do Nordeste passarão a contemplar esse tipo de conhecimento; utilizando as novas tecnologias em benefício dos produtores norte-rio-grandenses.

Segundo o coordenador de um dos trabalhos, José Simplício de Holanda, doutor em agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), a extensão rural é importante para mostrar, por exemplo, que a utilização do caju na suplementação animal é eficaz, mais barata e amplia a rentabilidade dos produtores. “A partir do momento em que os técnicos tomam conhecimento disso, passam a participar do processo e se sentem mais confiantes para difundir os resultados”, disse.

A Emparn divulga seus estudos em eventos como o Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar, que tem como público os produtores rurais. A intenção é dar continuidade ao processo de melhoria da viabilidade dos projetos, notadamente, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mini e pequenos produtores rurais, por meio de uma aproximação maior com a Emater/RN.

O gerente executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, Orlando Gadelha Simas Sobrinho, explica que os cinco estudos patrocinados pelo BNB podem trazer benefícios para os produtores. “Queremos passar para os técnicos a existência dessas pesquisas, enfatizando a aplicabilidade dos resultados para utilização nos projetos”, explicou.

Fonte: BNB

Nenhum comentário: