17 outubro 2010


Não se sabe ao certo a origem do horário de verão, que acaba alterando a vida de milhões de pessoas. Alguns estudos indicam que a ideia de economizar energia por meio da mudança no horário do relógio, deve-se ao americano Benjamin Franklin, em 1784.

Em países da Europa, a primeira utilização do horário de verão remonta a 1907, na Inglaterra. Mas, segundo os registros da época, a mudança não agradou aos britânicos.

Em 1916, a Alemanha decidiu-se pela prática para economizar energia devido à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

No Brasil, o horário de verão chegou entre 1931/32 na gestão do presidente Getúlio Vargas. Atualmente, além do Brasil, muitos outros países utilizam-se da medida. Com exceção do continente asiático, nos demais, há pelo menos um país que tem o horário de verão como prática em seu território.

No caso brasileiro, o horário de verão chega em boa hora, pois coincide com o baixo nível dos reservatórios, que sofrem em muitas regiões com os períodos de estiagem. ssa época, as as usinas térmicas são acionadas com a finalidade de poupar energia hidrelétrica. Isso gera um custo maior ao operador nacional do sistema, que sempre conta com o horário de verão para diminuir a despesa.

Nenhum comentário: