Baseado no relatório dos pneumologistas, na afirmação de que os males do fumo passivo causam severos prejuízos à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde do Venha-Ver, desenvolveu mais uma atividade educativa. Desta vez, no auditório da Centro de Referência da Assistência Social - CRAs, foi realizada uma palestra, no último dia 30, com a intenção de alertar a população sobre o risco de fumar.
Dr. Cleitom Jácome, médico do PSF, e um dos palestrantes, informa que a fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios causadores do estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro.
E evitar restaurantes, boates ou locais fechados, freqüentados por fumantes, não é suficiente. O importante é coibir o cigarro também no trabalho e em casa. As substâncias tóxicas de apenas um cigarro aceso já poluem ambientes fechados. No final de um dia, aqueles que convivem 80% do tempo com fumantes podem ter respirado o equivalente a dez cigarros.
Depois de passar pelo filtro do cigarro, a fumaça, pode poluir o ar, em média, com três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo próprio fumante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário