12 maio 2010

Rua do bairro "João XXIII", onde aconteceu o ataque de morcegos

A Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceira com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN-IDIARN e VI Unidade Regional de Saúde Pública–VI URSAP, vão habilitar profissionais que podem atuar, diretamente, com os morcegos hematófagos, transmissores do vírus da raiva, ou possíveis pacientes infectados por eles.

Essa capacitação acontecerá nesta quinta-feira, 13, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal. Profissionais do IDIARN orientarão os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde dos PSFs, além dos agentes de endemias. O treinamento será aberto a toda população que deseja conhecer os procedimentos corretos a serem adotados diante do contato com esta espécie de morcegos.

A qualificação de pessoal é uma das primeiras etapas a serem realizadas no combate dessa doença em Pau dos Ferros. Após essa fase preliminar, haverá um treinamento destinado, exclusivamente, aos agentes de endemias. Pois, eles vão atuar, junto aos técnicos do IDIARN, na captura dos morcegos.

Além da capacitação, os Agentes de Endemias estão sendo imunizados, preventivamente, contra o vírus da raiva. Afinal, eles terão contato direto com os animais que podem estar contaminados.

Esse trabalho de combate aos transmissores do vírus começará pelo BAIRRO "JOÃO XXII", onde foi capturado um morcego, e que, após a realização de exames em Natal, ficou comprovado que ele estava contaminado. Após a conclusão dos trabalhos de capturas naquele bairro, outras áreas receberão a atenção dos técnicos.

Nenhum comentário: