02 dezembro 2009

A CAE APROVOU RECURSOS PARA OS INSTITUTOS HISTÓRICOS


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida pelo senador, GARIBALDI Filho, aprovou ontem, em decisão terminativa, um projeto que torna possível o repasse de recursos federais a institutos históricos e geográficos.

O projeto é de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) e teve parecer favorável do senador João Vicente Claudino (PTB-PI). Como a matéria foi aprovada em decisão terminativa, agora segue para a Câmara dos Deputados.

Tais repasses se destinam à preservação da memória histórica e geográfica regional e será feita mediante previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e posterior inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para ter direito a esse auxílio federal, as entidades precisam ter caráter privado, não terem fins lucrativos e serem declaradas de utilidade pública, como é o caso, por exemplo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Além disso, devem possuir patrimônio próprio, biblioteca especializada, arquivos documentais acessíveis ao público e, por fim, atuação efetiva na unidade da Federação de representa.

Nenhum comentário: