17 janeiro 2008


É uma bebida feita a partir do feijão de soja. É uma ótima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colestorol e tem menos gordura que o leite de vaca.

Para preparar esta bebida, os feijões de soja são molhados em água e depois moídos. Posteriormente, a massa formada deve ser cozida (para destruir toxinas que impossibilitam a absorção de proteínas). O filtrado obtido é o leite de soja.

Tem ainda um baixo teor de glicídios (açúcares), e não possui lactose (o açúcar natural do leite). É ainda rico em fitoquímicos, em especial as isoflavonas, que parecem estar implicados na luta contra o cancro devido aos seus efeitos antiestrogênicos.

Ele também contém fitoestrogênio - que é um tipo de hormônio natural vegetal que age no organismo como hormônio natural estrogênio - ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa e, por sua vez, à osteoporose (pois o fitoestrogênio retém cálcio nos ossos), na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer fornecendo, ao organismo, a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B, Ômega 3, ácidos graxos e muitas outras vitaminas e minerais.

A Prefeitura, de Pau dos Ferros, através da Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência Social, distribui, gratuita e diariamente, à população, inclusive como suplemento alimentar nas creches, escolas municipais e grupo de idosos, 1.200 litros desse precioso líquido.

Nenhum comentário: