01 janeiro 2008

De todos eles, 1.735 nasceram exatamente no dia 1º de janeiro. O País, agora, vai comemorar o Ano Novo em 7 de fevereiro, dentro do Ano Lunar.

Há 5.659 chineses que se chamam Yuandan ("Ano Novo" em mandarim), de acordo com as estatísticas do Ministério de Segurança Pública da China.

Deles, 1.735 nasceram exatamente no dia 1º de janeiro, data de aniversário 5,54 milhões de moradores do gigante asiático, de acordo com as mesmas estatísticas, reunidas pelo jornal "Beijing Evening News".

A China comemora o início do ano duas vezes: no dia 1º de janeiro do calendário gregoriano, festa instituída desde a chegada do regime comunista em 1949, e no primeiro dia do Ano Lunar chinês, que em 2008 será em 7 de fevereiro, marcando o começo do Ano do Rato de Terra.

Os chineses têm, apenas, um dia festivo, enquanto no ano lunar terão três.

Para os chineses, 2008 é um ano muito especial em função dos Jogos Olímpicos de Pequim, da formação de um novo governo (apesar de os principais líderes continuarem em seus cargos) e da inauguração da gigantesca represa das Três Gargantas, entre outros acontecimentos.

Fonte: Portal G1 - Globo

Nenhum comentário: