16 dezembro 2007

PROJETO RESTRINGE ESTRANGEIRISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na semana passada substitutivo do Senado ao PL 1676/99, do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que trata da promoção, proteção e defesa da língua portuguesa. O projeto combate o uso excessivo de expressões em língua estrangeira, os chamados estrangeirismos, que, segundo o autor, dificultam a comunicação do povo brasileiro.

A proposta, já aprovada pelo Senado, segue agora para última votação no plenário da Câmara. Se aprovada, todos os documentos oficiais do Brasil deverão ser escritos em português e toda comunicação dirigida ao público, caso utilize palavras em outra língua, terá tradução para o português.

A regra vale para peças publicitárias, relações comerciais, meios de comunicação de massa e informações afixadas em estabelecimentos comerciais. Outro aspecto importante do projeto é a previsão de formação de comissões específicas para elaboração de glossários com sugestões de termos equivalentes em português para as expressões estrangeiras usadas em áreas de intensa inovação tecnológica e científica.

Nenhum comentário: