21 dezembro 2007

“MÃOS TALENTOSAS”: UMA IDÉIA QUE ESTÁ DANDO CERTO


Ontem, à noite, participei de um evento que reputo foi, deveras, muito bom: as festividades natalinas das empreendedoras “MÃOS TALENTOSAS”, ocorrida na creche municipal “Severino Rego”.
“Mãos Talentosas” é o adjetivo dado a um grupo de senhoras do bairro “Beira-Rio” que, prendadas em algum ofício, resolveram se unir em torno de um objetivo comum e de forma cooperada.

A filosofia é a troca de habilidades. Se um membro domina e tem aptidão para o crochê, ponto de cruz, e outra colega para atividades de confecção de sabonetes, caixas, embalagens para presentes, arranjos em flores, por exemplo, há, neste caso, a permuta, a troca mútua do saber. E, no final, ambas ampliam sua área do conhecimento.

O projeto, encampado pela Secretaria da Juventude, Habitação e Assistência Social/CASA DA FAMÍLIA, utiliza um pouco da Pedagogia do pensador Paulo Freire que dizia, sempre, que “a idéia é de aprender fazendo, através de um trabalho cooperativo no qual exista uma boa relação entre teoria e prática”.

Essa é uma ação pioneira na região do Alto-Oeste, idealizada pela sua Coordenadora Itacira Aires (“Bolinha”), que viu, nessa genial idéia, um potencial a ser explorado como garantia de oportunidade, ocupação e geração de renda para as famílias daquela comunidade.

O modelo já está sendo observado pela Universidade Potiguar-UNP e, possivelmente, será tema de monografia de um dos seus cursos de graduação ou, talvez, dos seus núcleos de pesquisa e expansão.


Nenhum comentário: