07 dezembro 2011

O superávit de R$ 563,3 milhões, publicado no último balanço orçamentário do Estado, foi alvo de embates entre oposição e situação na sessão plenária de ontem. Provocado pelo deputado Fernando Mineiro (PT), que incitou os representantes da administração Rosalba Ciarlini a explicarem o suposto caixa nas contas do tesouro, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo (DEM), retrucou a informação afirmando que a leitura feita pelo petista sobre o assunto é "equivocada". Ele justificou que a "interpretação errônea" dos dados divulgados no Diário Oficial, parte do princípio de que no suposto superávit estão inclusos repasses de ICMS dos municípios, do Judiciário e da própria Assembleia Legislativa, os quais não representariam dinheiro em caixa.

"No final de 2010, o Governo publicou balanço com superávit de R$ 351 milhões, mas precisou de empréstimos para pagar a folha. Era dinheiro em caixa de um lado e o pedido desesperado de empréstimo para pagar os servidores" (?), indagou Getúlio Rêgo.

O parlamentar do DEM reconheceu, contudo, que há a necessidade do Estado, através da Secretaria de Planejamento e das Finanças (Seplan), disponibilizar, no Portal da Transparência, todas as informações sobre o balanço orçamentário no intuito de dirimir dúvidas similares a essa. 

TN online

Nenhum comentário: