21 outubro 2011

A solenidade de abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte-Jern’s aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) e reuniu, no Ginásio de Esportes da UFRN, estudantes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Estado.

“Estou aqui prestigiando a abertura do Jern’s porque acredito que o esporte tem de ser estimulado, apoiado. Nosso Governo tem isso como prioridade” disse a Governadora, Rosalba Ciarlini. “Os Jern’s representam a história do Rio Grande do Norte. Neste evento, já foram descobertos grandes valores que engrandecem e orgulham todo nosso Estado”. 

Rosalba Ciarlini também disse que o que for necessário para incentivar e apoiar o esporte será feito. “A nossa Secretaria de Esporte tem discutido, em todas as regiões, com representantes da área esportiva, um Plano Estadual de Esporte. Isso não tinha no RN. A partir desse Plano, vamos estruturar uma linha de trabalho de acordo com a realidade de cada região”, informou.

A 41ª edição dos JERNS conta com a participação de 400 escolas e, aproximadamente, 13.000 atletas de todo o Rio Grande do Norte. Serão 10 dias de competições e 28 modalidades esportivas, entre elas: Natação, Voleibol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Basquete, Atletismo, Pólo Aquático, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Taekwondo, Judô, Capoeira, Ginástica Aeróbica, Voleibol de Duplas, Beach Soccer, Handebol de Areia, Pesca, Surf/Body Boarding, Ciclismo e Mountain Bike, entre outras.

Os Jern’s são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através da Coordenaria de Desportos Escolar (Codesp). “Este ano nós estamos tentando recuperar a grandiosidade deste evento, que tem a capacidade de unir a educação escolar e o esporte numa competitividade sadia, que motiva o aluno a permanecer na escola”, destacou Betânia Ramalho, secretária da SEEC.

Nenhum comentário: