20 outubro 2011

Dando continuidade à Visita Pastoral que faz ao município de Pau dos Ferros, o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, esteve na manhã desta quinta-feira (20), na VI Unidade Regional de Saúde.

O religioso da Igreja Católica, que estava acompanhado do pároco da cidade, Raimundo Alexandre de Oliveira (“padre Netinho”), foi recebido pela gerente, Jeane Cleide Sarmento, e os coordenadores da VI Ursap, Vicente de Paula Fernandes (Núcleo Técnico), Maria Nizarene Vidal (Núcleo de Recursos Humanos) e Maíza Pontes Feitosa (Núcleo Administrativo), com quem visitou as instalações físicas e participou de um ato solene no auditório da instituição, com os profissionais da área da saúde deste município polo do Alto Oeste potiguar. A enfermeira, Tereza Mesquita, representando a Secretaria Municipal de Saúde, e o diretor do Hemocentro de Pau dos Ferros, bioquímico Ozilávio Chaves, também participaram do evento.

Um dos objetivos da presença do Dom Mariano, em solo pau-ferrense, não é apenas o do evangelizar, mas, também, de conhecer, in loco, as estruturas e a qualidade dos serviços públicos essenciais que são prestados à população no campo da saúde, educação e segurança. Ele já tinha participado de encontros semelhantes na Maternidade Santa Luíza de Marilac, Hospital Dr. Nelson Maia e Hospital Regional Dr. Cleodom Carlos de Andrade. Esteve, também, no Banco de Sangue.

A gerente da VI URSAP, Jeane Cleide Sarmento, na sua fala, fez um relato histórico sobre a Unidade Regional de Saúde, desde sua implantação em 1979, e disse que a missão da instituição, enquanto braço da SESAP na região administrativa, é proporcionar suporte e apoio técnico – da melhor forma possível - aos 37 municípios de sua jurisdição na execução das ações propostas para o alcance de metas que venham garantir um bom nível de saúde e qualidade de vida para a população usuária do SUS.
.
Já o Bispo, Dom Mariano Manzana, disse que, na condição de pastor, tem de ver as ovelhas além do aprisco reservado à eucaristia e aos rituais eclesiásticos. Porque, segundo ele, o bom pastor precisa ensinar ao rebanho quais são os melhores caminhos a seguir - em todos os momentos da sua vida - para que não dê com os pés em pedras de tropeços. Além disso, ele enfatizou que os profissionais da área de saúde devem acolher os pacientes de forma humanizada e fraterna.

“Amar o próximo, na mesma proporção que desejamos que ele nos ame, untado com o óleo sagrado do perdão, é uma prova de que estamos nos achegando, cada vez mais, a Deus e que fomos feitos à Sua imagem e semelhança. Ademais, tratarmos bem as pessoas que, muitas vezes, já chegam vulneráveis e fragilizadas ao nosso ambiente de trabalho e oferecermos o melhor que pudermos para que as instituições possam dar respostas satisfatórias às demandas da população, também é uma forma de demonstrar solidariedade e amor genuíno”, destacou Dom Mariano Manzana.













Nenhum comentário: