29 setembro 2011

O cientista francês, Antoine-Laurent de Lavoisier, depois de afirmar que, na natureza, nada se cria, disse, também, que “nada se perde, tudo se transforma".

Inspirado pelo conceituado estudioso do século XVIII, o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresa tem procurado, ao longo dos anos, fazer valer essa máxima. Um dos clássicos exemplos disso é a utilização de técnicas de beneficiamento do pescado. 

Com o olhar voltado para o futuro e no desenvolvimento sustentável, o SEBRAE tem fomentado a realização de cursos e oficinas que visam capacitar os cidadãos brasileiros a melhor utilizar o peixe como matéria-prima. Além do filé, hambúrguer, lingüiça e outros gêneros produzidos com a carne, a pele curtida da tilápia nilótica, por exemplo, serve para a confecção de produtos artesanais.

Para dar demonStrações de que isso, de fato, é  possível, o escritório do SEBRAE, em Pau dos Ferros, está promovendo, desde ontem (28) e será concluída nesta sexta-feira, 30, uma oficina de design para a criação de peças artesanais com pele de tilápia. As aulas - teóricas e práticas - estão sendo ministrada na sede da instituição pela técnica, Adelle Freire. 

O evento tem como objetivo principal capacitar artesãos pau-ferrenses para atuarem na fabricação de bijuterias, porta-níqueis, souvenires, entre outros itens - utilizando a pele de tilápia que, num passado não muito distante, servia apenas de alimento para os gatos “xanim”. 

A pele é utilizada, também, para fabricação de calçados e bolsas; o que pode evitar, sobremaneira, que couros de espécies protegidas ou ameaçadas de extinção sejam usados para esse fim não aconselhável.

Toda produção da oficina será exposta no stand do SEBRAE estadual, durante a 49ª edição da Festa do Boi, que será realizada nos dias 8 a 15 de outubro vindouro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. 


Nenhum comentário: