30 setembro 2011

Instalada em Mossoró, dentro das festividades abolicionistas da cidade, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão especial para homenagear os 100 anos do ex-governador Dix-sept Rosado, com entrega de comendas.

Autor da proposição de homenagem ao ex-governador mossoroense, que morreu em acidente aéreo nos seis primeiros meses de governo, o deputado Leonardo Nogueira, destacou o serviço prestado, a honradez e a coragem de Dix-sept. “Ele foi um ícone. O maior homem público da cidade de Mossoró”, conceituou, recordando a campanha eleitoral do ex-governador em 1950 e o sentimento de respeito a Mossoró.

O amor à terra, à historia de luta e coragem pelo desenvolvimento de Mossoró também foram lembrados pela deputada Larissa Rosado. A parlamentar fez referência aos irmãos de Dix-sept, o ex-deputado Vingt Rosado (avô dela); o ex-prefeito Dix-huit Rosado e o professor e historiador Vingt-un, considerando-os seguidores do trabalho do ex-governador. Relembrando a historia da família, Larissa fez referência, ainda, à viúva Adalgiza Rosado e aos filhos, deputado Betinho Rosado, ex-deputado Carlos Augusto e à secretária de Cultura, Isaura Amélia e Dix-sept Filho. Afirmou que a nora do ex-governador, e hoje governadora Rosalba Ciarlini, também está credenciada a empunhar a bandeira de Dix-sept. “A historia de Dix-sept deve ser lembrada e seguida”, repetiu Larissa.

Historiando toda a trajetória eleitoral de Dix-sept para chegar ao governo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, afirmou que o ex-governador foi lapidado para a política, considerando-o o grande líder potiguar.

Depois de receber a placa do Legislativo simbolizando a homenagem ao pai, o secretario estadual de Agricultura, Betinho Rosado, ocupou a tribuna. Disse que o registro da Assembleia merece aplausos e admiração da família e dos potiguares. Muito mais do que a curta carreira política de Dix-sept, que antes de ser governador foi prefeito de Mossoró durante dois anos, falou do empresário e cidadão. 

“Se a passagem na política foi meteórica, o que trazemos guardados e cultivados depois de 60 anos de Dix-sept ter passado pelo governo, é o empresário, o cidadão”, afirmou, ressaltando o jeito simples, a convivência do ex-governador com trabalhadores da mineradora de gesso do pai. Para Betinho, Dix-sept procurou na política, a sua capacidade de produzir e associar o trabalho ao crescimento de Mossoró. “Depois de 60 anos, Mossoró volta ao governo com Rosalba”, ressaltou Betinho.

Entre os agraciados na sessão especial, o monsenhor Américo Simonetti, o padre Guido Tonelloto (in memoriam), o vigário-geral da Diocese, padre Flavio Augusto, padre Satiro Dantas e a funcionaria publica aposentada, Edir Moura. A governadora Rosalba Ciarlini, a prefeita Fafá Rosado e o senador Jose Agripino, participaram da sessão que marcou os 100 anos de nascimento de Dix-sept Rosado.







Nenhum comentário: