29 setembro 2011

A Prefeitura de São Francisco do Oeste, através do Secretário-Chefe de Gabinete, Antônio Aldair Neto, enviou-nos, por e-mail, um relatório com números consolidados referentes ao atendimento médico-ambulatorial realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês de setembro próximo passado.

Segundo o chefe de gabinete, o objetivo da apresentação oficial dos dados estatísticos é dar transparências às ações executadas pela atual gestão, nessa área específica, e acabar – de uma vez por todas - com informações inverossímeis que, muitas vezes, são publicadas na imprensa no intuito de confundir a opinião pública.

Eis o e-mail:

“Diante de tantos "disse que disse", em relação ao atendimento e funcionamento do setor saúde em nosso município, a Unidade encaminha dados para comprovar que o atendimento na Unidade continua a todo vapor; sem alterações que viessem a caracterizar a tão falada FALTA DE ATENDIMENTO ou PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS.

Durante esse mês de setembro, os dois médicos - independentemente de horários - atenderam a 824 consultas.e visitaram 107 residências.

As enfermeiras = 307 atendimentos na unidade e 87 visitas. Os dentistas atenderam para extração ou restauração 411 pessoas. Foram feitos 466 exames laboratoriais. 25 eletrocardiogramas. 20 mulheres fizeram prevenção e 20 fizeram consultas de pré-natal; Aplicaram 230 injeções; 337 curativos; 18 inalações; 24 retiradas de pontos; 05 pequenas cirurgias.

A nutricionista atendeu 20 pessoas que a procuraram e o Fonoaudiólogo 25 consultas. A farmácia sempre esteve e continua com a medicação básica disponível e em boa quantidade, inclusive com reserva no almoxarifado.

O total geral é de 2.317 atendimentos/procedimentos na Unidade apenas esse mês e, aqui estão de fora as visitas dos agentes de saúde - de combate às endemias - que LEVAM a saúde até a sua casa. As viagens de urgência e emergência e as consultas feitas por marcação e em clínicas particulares.

É possível tirar uma conclusão disso tudo: O atendimento do setor saúde de São Francisco do Oeste anda muito bem. Tem problemas? sim - quem não os tem? basta perceber que saúde não é fácil de fazê-la e ainda não é tratada como deveria (os investimentos são poucos e nunca se sabe quem, quanto ou quando vão precisar. A prova disso é o atendimento nos grandes hospitais do Brasil), mas tanto a equipe de saúde, quanto a Prefeita, vivem, permanentemente, tentando organizar e fazer o melhor possível - basta que se reconheça.

E sempre serão bem-vindas sugestões que possam ajudar a melhorar um sistema, do qual qualquer pessoa, um dia, poderá precisar”.

Antônio Aldair Neto, Secretário-Chefe de Gabinete
Prefeitura de São Francisco do Oeste

Nenhum comentário: