20 setembro 2011

Na tarde desta segunda-feira (19), estiveram reunidos participando de Audiência na Sede do Ministério Público da Comarca de Luís Gomes, o promotor de Justiça, Dr. Ricardo José da Costa Lima, os vereadores José Firmino Nunes Neto e Maria Gerusa da Silva, os Secretários Municipais João Raimundo de Souza e Franklin Miguel Fernandes - representando o prefeito, Carlos José Fernandes ("Dedezinho"), em virtude do cumprimento de compromissos administrativos na capital do Estado -, e Djalma Viana Neres e Anderson Araújo de Souza, estes, Diretor Regional e Engenheiro da Companhia de Água e Esgoto do RN, respectivamente.

O encontro teve o intuito de discutir o problema da iminente falta d’água na sede do município de Luís Gomes e em algumas comunidades rurais, haja vista, que o Açude “Dona Lulu Pinto”, deverá chegar a secar totalmente em aproximadamente dois meses.

Os representantes dos poderes legislativo e executivo luís-gomense, presentes na ocasião, expuseram a realidade no tocante a escassez de água no município e a necessidade de medidas breves que venham a suprir esta necessidade.

O Diretor Regional da CAERN, com sede em Pau dos Ferros, Djalma Viana Neres, reconheceu a delicadeza da situação e comunicou a suspensão da cobrança das tarifas a partir do corrente mês. Ele informou, ainda, que o Projeto que está sendo desenvolvido pela CAERN, que pretende trazer água do “Açude do Saco”, localizado no município de Major Sales, à cidade de Luís Gomes, está previsto para ser concluído até o dia 30 de setembro.

Ainda de acordo com o Diretor da CAERN, será vista a possibilidade da implantação de um sistema de “manobras” que poderá retardar esvaziamento total do Açude “Dona Lulu Pinto”.

O Promotor de Justiça, Dr. Ricardo José da Costa Lima, comunicou aos presentes que manterá contato com o Diretor Técnico da CAERN, em Natal, para solicitar informações do andamento do projeto da mini-adutora, bem como reivindicar a sua priorização, haja vista a urgência que o  caso requer.

Ao final, foi lavrado o Termo de Audiência Ministerial, que oficializou a reunião.

O prefeito Carlos José Fernandes (“Dedezinho”) que, desde abril, vem buscando apoio, junto aos órgãos competentes, para o desenvolvimento de mecanismos que evitassem a falta de água no município (reveja a matéria), resolveu, juntamente com uma comissão organizadora, conclamar a população a participar de ato público, que visa conscientizar a população sobre a escassez de água e a necessidade do uso racional do precioso líquido.

A manifestação acontecerá na próxima quinta-feira (22), às 17 horas, e sairá da frente do Colégio Municipal Padre Osvaldo, percorrendo principais ruas da cidade até a Praça Gaudêncio Torquato, onde o prefeito, os vereadores, o representante do Ministério Público e o Diretor Regional da CAERN falarão à população sobre as ações que estão sendo tomadas para sanar ou amenizar o problema da falta d´água no município de Luís Gomes.

 Termo de Audiência Ministerial


Nenhum comentário: