02 setembro 2011

Convidada como presidente de honra, a governadora, Rosalba Ciarlini, participou na manhã desta sexta-feira (2), da abertura do 8º Congresso Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Voltado para membros, servidores e estagiários do MP, o congresso teve como tema “Ministério Público, Direitos Humanos e Sustentabilidade”.

“Este encontro é muito importante, pois é um momento de discussão, de debate das novas ideias. Governo e Ministério Público têm, como função maior, servir a população. E o MP está acompanhando todas as ações e defendendo os direitos do cidadão” disse a Governadora. 

“O Governo do Estado atendeu aos reclamos da sociedade. A mudança interna dos costumes e hábitos morais e administrativos já nos trouxe avanços significativos na segurança pública, sistema penitenciário, reeducação de menores em conflito com a Lei, meio ambiente, educação, saúde. Mas ainda falta, falta muito”, destacou Rosalba no discurso de abertura, parabenizando a Instituição pela fiscalização permanente dos atos do Governo. 
 
O Congresso teve entre os palestrantes o senador Demóstenes Torres (DEM – GO), que é Procurador de Justiça e falou sobre o trabalho do Ministério Público nos dias atuais, dificuldades para a atuação, avanços e conquistas alcançadas. “O Ministério Público foi a maior dádiva da Constituição de 88. Ele veio para defender os mais pobres, o consumidor, para preservar o meio ambiente, e o promotor ganhou muito poder. Agora, esse poder tem que ser exercido com responsabilidade”, disse o senador Demóstenes Torres.

“O Ministério Público trás para a pauta de discussão, temas importantes, que refletem na própria sociedade. É uma oportunidade que, de dois em dois anos, a gente pára para refletir sobre as nossas ações e alguns pontos de atuação da instituição. A gente lida com diretos Humanos e Sustentabilidade, e a preocupação com o meio ambiente, de maneira muito diferenciada, trazendo luzes e buscando alternativas conjuntamente com a própria sociedade para que a atuação seja mais otimizada possível”, expressou o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.

A solenidade de abertura contou com a presença do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; do senador José Agripino, do deputado Estadual Fábio Dantas; da presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargadora Judith Nunes, entre outras autoridades.



Nenhum comentário: