23 setembro 2011

Na tarde desta quinta-feira (22), educadores e estudantes se uniram ao I Manifesto Pela Água realizado em Luís Gomes, onde os diversos poderes constituídos e o povo, de mãos dadas, saíram às ruas conclamando a sensibilização do Governo do Estado para resolver o grave problema da falta d’água no município. A solução apontada pela população foi a busca de uma autorização para a construção de uma Adutora que interligue o Açude do Saco (Major Sales) ao açude de Luís Gomes. 

A construção da Adutora (Major Sales/Luís Gomes) é a ação viável para afastar em definitivo o fantasma da falta d’água que, além de prejudicar diretamente toda zona urbana, também atinge uma significativa parcela da zona rural, entre as mais afetadas estão a Comunidade de Coati, Lagoa do Mato e Lagoinha.

Além disso, foi enfatizado que a falta d’água em Luís Gomes está prejudicando não apenas o abastecimento, mas está também interrompendo o ciclo de crescimento da economia local, através da paralisação do projeto social das hortas comunitárias (que atende mais de 35 famílias) e, sobretudo, a construção civil que já contabiliza significativos prejuízos com a interrupção de inúmeras obras, ocasionando desemprego e insegurança para toda a população.

Participaram do ato público, o Prefeito, Carlos José Fernandes (“Dedezinho”), o Gerente Regional da CAERN, Djalma Viana, o Promotor de Justiça, – Dr. Ricardo José da Costa Silva, os vereadores Vicente Feliciano, Lindalva Batista, Maria Gerusa e Firmino Nunes, Secretários da Administração Municipal, comerciantes e, sobretudo, o povo, que compareceu em grande quantidade, munidos de baldes, apitos, panfletos e faixas numa tentativa de conclamar as autoridades presentes e sensibilizar o Governo do Estado para solucionar o problema da falta d’água em Luís Gomes.

Além das explicações do Gerente Regional da CAERN, Djalma Viana, e do Promotor de Justiça, Dr. Ricardo José da Costa Silva, Vereador Firmino Nunes, Pastor Djalma (Assembléia de Deus), o chefe do executivo luís-gomense, Carlos José Fernandes, falou emocionado à multidão presente na Praça do Centenário e fez um retrospecto sobre as ações que vem empreendendo, desde abril último, para solucionar o problema, e apresentou documentos que comprovam as inúmeras medidas tomadas pela Administração Municipal na tentativa de resolver a situação.

“Essa luta é uma luta de todos e, todos sintam-se convidados a unir forças em prol da resolução do problema da falta d’água. Você, por exemplo, que votou em Rosalba Ciarlini, demonstre sua força junto ao governo e também interceda a favor dessa causa”, enfatizou Dedezinho.
.
Finalizando o manifesto o Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, disse que o “fornecimento de água nas escolas, hospital e centro de saúde estaria normalizado até segunda-feira, garantindo a não interrupção dos serviços essências à população luís-gomense”.






Nenhum comentário: