26 agosto 2011

Recebemos um e-mail do senhor Ricardo de Souza Pereira, proprietário da Academia Physical, no qual consta sua versão, oficial, em forma de NOTA DE ESCLARECIMENTO, sobre a instalação de uma mini-câmera, tipo espiã, afixada na parede do banheiro feminino da sua empresa e que teria filmado uma aluna despida, na última quarta-feira, dia 24.

Eis a mensagem na íntegra:

"Ao Ilustre Blogueiro, com nosso respeito e admiração.

Caro Mazinho, o motivo deste contato não poderia ser outro, senão para apresentar minha versão com base, única e exclusivamente, na verdade, sobre a matéria publicada nos veiculo de comunicação com circulação em nossa cidade que trata do fatídico incidente ocorrido na Academia Physical de minha propriedade, e da qual sou o responsável direto por tudo que ali se passa. Por isso conto com sua compreensão e senso de justiça no sentido de publicar a nota que segue como forma de esclarecer os fatos, anteriormente publicados, e, com todo respeito, aos autores da versão publicada, repassados ao seu seleto público de leitores, em especial da cidade de Pau dos Ferros/RN, de forma distorcida, contribuindo, e da forma como foi publicado, somente para elevar o acirramento dos ânimos e o aumento da angústia daqueles que estão diretamente envolvidos neste incidente desagradável tanto para a vítima quanto para mim, responsável por sua autoria.

Segue a nota:

Em primeiro lugar, temos a colocar que o momento exige seriedade na investigação e, mais ainda, na publicação dos fatos, além de serenidade no proceder, de cada um dos envolvidos; sejam estes vitima, acusado ou encarregados da investigação. Pois, se o verdadeiro interesse e anseio da autoridade processante ou da sociedade pau-ferrense é pelo esclarecimento do fato - e responsabilização do culpado - não cabe distorções sobre o que de fato ocorreu, sob pena de ferir a proposta natural dos que se dizem indignados, tristes ou lamentosos com o acontecimento.

Assim, ao contrario do que foi publicado, em alguns veículos, tenha ou não sido repassado pelo Ilmo. Delegado encarregado da investigação, não se verifica porque não existe vídeo nenhum que contenha, como foi publicado, “cenas de mulheres despidas”, sejam alunas ou não da minha academia. Foram, sim, aprendidos dois computadores que estão à disposição da Policia para qualquer tipo de pericia ou investigação, mas sou consciente e tranqüilo de que em seus conteúdos somente serão encontrados dados da movimentação administrativa do meu empreendimento e artigos pessoais de minha família. E asseguro a todos que nada será encontrado que comprometa a honra, o respeito e a imagem de qualquer usuário de minha academia - seja este do sexo feminino ou masculino.

Vale registrar que nem eu, nem qualquer outra pessoa, teve acesso às imagens da única vitima colhidas pelo equipamento instalado nas dependências do banheiro da academia. Tais imagens foram conferidas, unicamente, pelo Ilmo Sr. Delegado, encarregado pela investigação, em quem acredito que agirá com ética e adotará as cautelas necessárias para que a suposta imagem não se espalhe ou seja apresentada, a quem quer que seja; o que por se só elimina o risco de propagação da imagem resguardando a vitima.

Em momento algum procurei ou procurarei omitir o que, de fato, ocorreu - nem muito menos eximir-me de minhas responsabilidades; seja no campo criminal, cível ou moral - seja perante a vitima, as autoridades e aos meus clientes e familiares, razão maior de meu empreendimento e de minha vida e motivo pelo qual DOI, mas é necessário admitir que numa atitude impensada, e em nada inteligente de minha pessoa, não tomei o cuidado de evitar que aquela aluna adentrasse ao recinto onde, minutos antes, eu havia instalado o equipamento de filmagem com o propósito completamente diferente do que o de colher imagens daquela da moça, ou de qualquer outra pessoa, para fins de expô-la ou atingi-la em sua honra ou sua moral, ou para qualquer outra finalidade.

Os verdadeiros fins já foram expostos à Policia e, na primeira oportunidade em que me for permitido, os levarei até a vitima acompanhado de minhas desculpas como forma de diminuir a dor e o ressentimento dos quais, com justa razão, a mesma está investida.

Aguardo, serenamente, o desenrolar da investigação na certeza de que tudo será prontamente esclarecido e, por outro lado, quero registrar que, ao contrário do que foi publicado, em momento algum me ausentei nem estive foragido. Pelo contrário, na mesma noite da quinta feira, 24, dia do fato, dirigi-me até a residência da vitima com o intuito de apresentá-la, em primeiro lugar, minhas desculpas, bem como para me dispor no que fosse necessário para diminuir os danos eventualmente causados. Pernoitei em minha residência, no endereço conhecido por todos na cidade de Pau dos Ferros/RN, e, na manhã seguinte, consciente do que me aguardava e ciente da minha responsabilidade, abri a academia e lá permaneci como faço todos os dias, desta feita com uma missão a mais: a de explicar, a cada usuário da academia ou a cada interessado, o que, de fato, ocorreu, colocando-me sempre à disposição de cada um - com a humildade que me é peculiar - e a todos respondendo com a verdade, sem subterfúgios, pois sou consciente de que um erro não repara ou outro, razão pela qual a verdade vai prevalecer; mesmo que tenha eu que enfrentar suas conseqüências dentro do que for justo e legal.

Por fim, peço desculpas, em primeiro lugar, à aluna e vitima, aos meus clientes usuários da academia, à minha família e a todos aqueles que, verdadeiramente, estão interessados somente no esclarecimento do fato.

Agradeço as congratulações de apoio recebidas de muitos que tem se solidarizado comigo, e com minha esposa, sócia e colaboradora da academia, na expectativa de que tudo venha a ser resolvido da maneira mais justa e menos danosa possível - onde deve imperar somente a verdade. Pois o surgimento desta será suficiente para que todos reencontrem a harmonia para tocarem suas vidas.

Atenciosamente,

Ricardo Robson de Souza Pereira".

Nenhum comentário: