10 agosto 2011

Sob o slogan “Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças”, a 6ª região de saúde, sediada em Pau dos Ferros, ultima os preparativos para o “Dia D” da 2ª Etapa da Campanha contra Pólio e a Campanha Nacional de Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, que acontecerá neste SÁBADO (13). Os procedimentos, em si, serão realizados até 16 de setembro.
Deverão ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias) com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacinação será INDISCRIMINADA, ou seja, todas as crianças dentro dessa faixa etária deverão ser vacinadas - independentemente da situação vacinal ou de ter tido a doença anteriormente. É necessário levar a caderneta de vacinação.

Segundo a enfermeira, ELIANA Fixina, coordenadora responsável pelo Programa de Imunização da VI URSAP, a meta dos municípios jurisdicionados à Unidade de Pau dos Ferros, é vacinar 22.487 crianças, em 98 postos fixos e 163 volantes, envolvendo material humano de 880 pessoas.  

O Rio Grande do Norte possui uma população estimada em 292.200 crianças que preenchem esse perfil. Logo, para assegurar que o estado permaneça livre do vírus será necessário que todos os municípios alcancem, pelo menos, 95% da sua meta estabelecida: 277.590.

Eliana Fixina disse que a 1ª Etapa da Campanha contra pólio (que aconteceu no dia 18 de junho) apresentou números percentuais significativos de 98,13%, bem acima da meta desejada.  “Esperamos alcançar, nesta fase, uma cobertura com indicadores iguais ou superiores aos da campanha anterior”, destacou a enfermeira.

Em Pau dos Ferros, a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde da Família de cada bairro e nos seguintes pontos estratégicos: DNOCS, Escola Estadual Teófilo Rêgo e Escola Municipal Nila Rêgo, das 8h às 17h.

A reunião para traçar a estratégia, referente às campanhas de vacinação, aconteceu no último dia 02, no auditório da VI Ursap, e contou com a presença de secretários (ou representantes legais), vacinadores e servidores que atuam na área de imunização dos 36 municípios integrantes da 6ª região de saúde.


Nenhum comentário: