08 outubro 2010

MICROCRÉDITO URBANO DO BNB CRESCE 40% NO RN



Os financiamentos do Banco do Nordeste através de seu programa de microcrédito produtivo urbano, o Crediamigo, tiveram expansão de aproximadamente 40% até setembro, em relação ao ano passado. O volume contratado no período superou R$ 85 milhões, distribuídos em mais de 60 mil operações.

Em toda área de atuação do BNB, mais Rio de Janeiro, onde a instituição começou a atuar com essa modalidade em 2009, foram mais de 1,1 milhão de contratos, que superaram a marca de R$ 1,4 bilhão. Este montante foi destinado, principalmente, para empreendedores informais, foco do Crediamigo.

De acordo com a superintendente de Microfinança Urbana e MPE do Banco do Nordeste, Anadete Torres, apesar dessa ampliação, a inadimplência recuou de 1,16%, em dezembro de 2009, para 1%, no mês de setembro. “Isso demonstra que o crescimento operacional está sendo acompanhado pela melhoria da qualidade de nossa carteira ativa, contribuindo de forma ainda mais eficiente para o sucesso do programa e também de nossos clientes”, afirma.

No Rio Grande do Norte, a quantidade de pessoas atendidas pelo Crediamigo chegou a mais de 37,5 mil, ampliação de 32% na comparação com o ano passado. Na área de atuação do BNB, esse número supera 670 mil empreendedores e a meta é alcançar a marca de 1 milhão em 2011.

Para este ano, o Banco do Nordeste pretende conquistar 18,4% do mercado de microcrédito na região, composto por 3,9 milhões de pessoas. No estado, a participação é maior (34). Para manter o processo de expansão, a instituição financeira tem apostado na inauguração de novos postos de atendimento e cobertura de outras localidades, como as cidades de São Gonçalo, região metropolitana do interior do Rio de Janeiro, e de Vitória, no Espírito Santo.

Maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, o Crediamigo desembolsou R$ 9,1 bilhões para microempreendedores nordestinos, desde quando iniciou suas operações, em 1998. O programa oferece produtos e serviços microfinanceiros, por meio de uma metodologia de acesso ao crédito baseada no aval solidário. Os clientes também têm acompanhamento e orientação empresarial, com assessores que visitam periodicamente seus estabelecimentos.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em 2008, atestou que 60% dos clientes do Crediamigo conseguiram sair da linha da pobreza em razão dos benefícios do microcrédito. O estudo também comprovou que 35% deles aumentaram seus rendimentos e 15% passaram a consumir mais.

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