O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexuais de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate às violências sexuais de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.
Essa data foi escolhida há 30 anos. A 18 de maio de 1973, o assassinato de Aracelli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, em Vitória (ES), chocou o país. Aracelli foi seqüestrada, drogada, estuprada, teve seu rosto desfigurado com ácido, entre outras barbáries. A história desse crime denuncia muito dos ingredientes da violenta rede de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade: implicação da rede familiar, abuso de poder, tráfico de drogas, corrupção e impunidade.
A violência sexual contra criança e adolescente é prática criminosa e, devido a valores culturais e morais, arbitrados pela sociedade, ainda tem pouca visibilidade social e política;, o que dificulta o seu efetivo enfrentamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário